Comportamento Geral

    Em 1859 ocorreu um marco para o entendimento dos seres humanos, foi lançado o livro A origem das espécies de Charles Darwin. Neste livro foi apresentada uma explicação sobre as transformações que ocorrem nos animais do decorrer dos tempos. Esta explicação se chama Seleção Natural.

A velha briga.

Basicamente, quanto maior for a variedade de indivíduos, maior é a probabilidade do aparecimento de uma característica que faça com que um desses indivíduos se sobressaia. Além disso, a pressão gerada pelo ambiente sobre os seres vivos representa uma das principais causas da evolução, sendo que ambientes hostis e instáveis impulsionam o processo evolutivo, uma vez que selecionam fortemente apenas a sobrevivência dos mais aptos.

    Nosso ambiente, ou melhor, as dificuldades impostas pelo ambiente é um dos maiores fatores de evolução. Neste ponto que o ser humano passa a perna na evolução. Nós não nos adaptamos ao ambiente, nos adaptamos o ambiente as nossas necessidades. Com isso nós deixamos de criar indivíduos biologicamente fortes.

    Um exemplo simples, o excesso de sol causa câncer, logo com o tempo pessoas com pouca proteção iriam começar a morrer de câncer e as com maior proteção viveriam e iriam gerar descendentes que poderiam ter uma maior proteção ao sol, gerando dessa forma uma nova parcela da população que já seria biologicamente resistente ao ambiente. Mas… Somos humano, não podemos deixar que pessoas morram apenas para que possamos evoluir. Usamos de nossa genialidade e criamos o protetor solar. Agora todos podem continuar a viver de forma justa, sem que um seja melhor que o outro, biologicamente falando. Claro que nossa noção de justiça vai até um ponto em que não nos incomode. O fato é que aprendemos a dobra o ambiente.

    Mas me pergunto se a evolução é apenas biológica ou pode ser psicológica? Se psicologicamente podemos evoluir, iríamos sofrer dos efeitos da seleção natural também. Ou seja, o meio ambiente iria nos forçar a evoluir fazendo com que os indivíduos mais aptos sobrevivam. Obviamente, a variedade de indivíduos tente a produzir um resultado melhor para a sociedade como um todo.

    Mais uma vez, os seres humanos acham de modificar o comportamento natural das coisas. Vivemos em uma sociedade que molda as pessoas, que lhe diz como você deve viver, o que você deve escutar, o que você deve vestir e o que você deve gostar. Basicamente, matamos todas as diversidades, os indivíduos fora da curva, que iriam possivelmente dar um passo na evolução, são excluídos e forçados a se encaixarem no Comportamento Geral, como dizia Gonzaguinha.

    Vivemos em um mundo onde a mídia nos impede de evoluir, pois ela nos priva da possibilidade de ser o ponto fora da curva. Você pode mudar seu cabelo, para um que esta na moda agora. Pode gostar de bandas com garotos de cabelos coloridos, pois essa é a moda. Você pode fazer tudo que quiser, desde que esse tudo esteja no que foi imposto como normal.

    O estranho é que todos querem ser especiais, mas ninguém quer ser diferente.